Regras da Luta-Livre

Estrutura:

Normalmente o ringue contém quatro cantos com três cordas e protetores nas divisões dos cantos. Cada córner consiste ficar um lutador ou sua equipe. Em todas as variações apenas um lutador ou time pode se sair vencedor do combate.

Como Vencer ?

Normalmente são quatro tipos de vitórias. São elas:
Pinfall (Pin, Contagem..) - os ombros do oponente devem estar no chão pelo período de tempo determinado nas regras, geralmente são três segundos. O árbitro inicia a contagem e antes de chegar no último segundo permitido para escapar, quem está sofrendo deve deslocar os ombros do chão para interromper a contagem.
Para fazer o pinfall o aplicador precisa cuidar se o adversário está com os ombros no chão, precisando segurar a perna para a contagem, ou apenas colocar o pé ou a mão por cima. Acontece caso dos dois se darem pinfall ao mesmo tempo e o combate acaba como Draw, ou seja, empate por causa que não tem como determinar o vencedor.
(Randy Orton finalizando a luta em cima de Big e Langston)

Nocaute (ou Knock Out) - quando o oponente fica impossibilitado de se levantar após um tempo específico. Também existe o nocaute técnico que é quando o lutador está visivelmente impossibilitado de enfrentar o adversário devido ao seu estado, apesar de estar de pé.
(Big Show nocauteando Mark Henry)

Submissão (Submisson..)- É aplicado uma submissão em que o adversário não aguenta e desiste da luta dando o ‘Tappin out’, três vezes o tapa no chão ou no adversário com a mão aberta que indica parar o combate.
Vale notar que desmaio durante a aplicação é considerado nocaute, e o árbitro confere isso pegando a mão do possível desmaiado deixando cair geralmente três vezes, caso não ocorra reação, ele conclui como desmaio.
(John Cena aplicando um STF em The Miz)


Desqualificação - quando o oponente utiliza algo ilegal nas regras do combate e o árbitro o desqualifica. Também por alguns outros motivos como interferência de alguma outra pessoa para ajudar um dos lutadores, golpe ilegal, uso de objeto não permitido, golpe baixo, bater no árbitro…
(Sheamus batendo no árbitro)

Count-Out - O oponente fica fora do ringue por tempo a mais do permitido que geralmente é 10 ou 20 segundos. Após os lutadores retornarem ao ringue, se saírem de volta, a contagem reinicia do zero. Caso os dois lutadores não voltem no tempo permitido o combate acaba com Double Cont-Out, ou seja,  a luta encerra sem vencedor.
(Juiz contando até 10 para o lutador voltar para o ring)

OBS: Para vencer por pinfall e submissão é preciso ocorrer dentro do ringue, mas existe tipos de lutas que permite em qualquer lugar. Em combate por título, nocaute e desqualificação independente de qual lado, não há troca de campeão, excesso alguma regra sobre isso seja estipulada antes do combate.


No contest:
Uma luta pode ser considerada “no contest” ou seja sem vencedor em algumas condições. Em geral quando alguém não pode ganhar, seja por ter ocorrido interferência em excesso, o árbitro perde o controle da luta ou por contusões ou incapacidades dos lutadores.
(Big Show interrompendo a luta entre Daniel Bryan e Randy Orton.)


Draw:
Draw é o empate e diferente do No Contest. Enquanto o No Contest acabou porque não tem condições de alguém vencer, o Draw é um empate pois ambos finalizaram ao mesmo tempo.

O Árbitro:

Toda luta deve ter um árbitro que tem o poder da decisão final. Embora ele saiba quem vai ganhar e muitas vezes que o adversário vai roubar e como, é ele que comanda o combate. Ele tem o poder de desqualificar algum lutador, encerrar o combate por algum motivo, interromper temporariamente a luta e se quiser pode até roubar contra alguém, apesar de ser algo considerado errado.
Geralmente cada companhia tem seus árbitros mas que são como anônimos, no entanto pode-se convidar alguém para ser o árbitro do combate, os considerados árbitros convidados especiais. Pode ser um lutador ou até mesmo uma celebridade.
(Muhammad Ali como juiz na WrestleMania I)


Combate entre Tag Team:
Em combate com mais de dois lutadores, existe um sistema de eliminação que varia de acordo com o tipo de luta. Existe tipo que o primeiro de algum time(conhecido como Team e Tag Team) sofre uma finalização como pinfall, submissão ou outro tipo, seu time perde a luta. Mas também existe tipo de luta que após a finalização ele é eliminado e o combate continua.
(Degeneration X)

Regras de combates de Tag Team (Duplas, trios, em resumo, um time):
Existe dois tipos, o tradicional onde cada time deixa apenas um lutador dentro do ringue se enfrentando e o tornado onde todos se enfrentam ao mesmo tempo.
O tradicional dois lutadores se enfrentam, sendo um de cada time, e para trocar com o oponente deve dar um tapa nele. Após a troca, o lutador que realizou tem cinco segundos para sair do ringue sendo sujeito a desqualificação e perda do combate caso não cumpra o exigido, já o que vai entrar tem o tempo que quiser para isso, essas duas coisas fazem algumas equipes se aproveitarem para atacar juntos o adversário que está na luta. Para vencer varia do tipo de luta, mas normalmente basta finalizar um da equipe adversária.
O que vale e o que é proibido:
Pode-se agarrar, segurar, torcer e bater em qualquer parte do corpo, exceto garganta, morder, parte baixa e olhos. No entanto em alguns tipos de lutas, como a DQ Match, pode atingir algumas destas partes, mas o que não vale independente do combate é sufocar o adversário, algo que o juiz abre a contagem de cinco segundos para o aplicador parar estando sujeito a desqualificação.
O golpe aplicado por algum lutador é interrompido imediatamente quando o lutador que está levando consegue tocar em alguma corda do ringue, assim realizando o famoso Rope Break que é uma forma de salvação de quem está levando. Geralmente isso é utilizado para salvar de golpes como submissão e de pinfall sendo interrompido a contagem.

Tappin Out:

Tappin Out é o ato de bater com a mão aberta três vezes no chão ou adversário para desistir do combate, comum acontecer durante submissões. Vale notar que o manager do lutador pode jogar a toalha que faz a mesma tarefa, independente do lutador ter batido ou não.

Comentários

Postar um comentário